top of page

O QUE É PARACORD?

Atualizado: 7 de abr. de 2020

Para falar um pouco da história dessas “cordinhas de nylon” tão famosas, vamos fazer uma viagem no tempo!



HISTÓRIA

O Paracord foi originalmente encomendado pelos militares dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939), para uso em os seus paraquedas (daí o nome Paracords), porém ao pousar os soldados usavam as cordas dos paraquedas para inúmeras outras atividades.

O Paracord foi projetado para ser forte, leve e ligeiramente elástico. E é tão versátil e confiável que já foi utilizado por astronautas da NASA em uma missão para reparar o telescópio Hubble. . Pode-se dizer que, ao longo dos setenta anos desde sua criação, o Paracord moldou sutilmente a história americana.


ATUALIDADE

Atualmente o Paracord ganhou o mundo, não apenas para missões de risco, mas em especial o mundo do artesanato. São inúmeros projetos manuais utilizando o Paracord, e com isso veio a grande variedade de cores e estampas que atendem esse mercado milionário em ascensão.


Apenas uma amostra da variedade de projetos.


A melhor qualidade e maior variedade de cores são encontradas nos EUA. Seguida pela Europa também utiliza muito os Paracords nos mais variados projetos. No Brasil o mercado é relativamente novo e ainda não temos tantas opções de cores, mas estamos no caminho, e o CORDA Studio tem como principal objetivo ajudar esse mercado a crescer e se desenvolver.

TIPOS DE PARACORDS

Existem mais de 10 tipos diferentes de Paracords, com variadas espessuras, com mais ou menos filamentos no seu núcleo, com resistências diferentes e utilidades variadas. Porém o mais utilizado no artesanato é o Paracord / 550 tipo III, esse é o que vamos mais utilizar e comentar aqui.


O PARACORD 550 tipo III é um cabo de 4mm de espessura, feita 100% de Nylon (na maioria das vezes) e é composta por uma capa de proteção trançada e 7 filamentos internos, e cada filamento é composto de dois fios individuais trançados. Dessa maneira o Paracord torna-se super forte tendo aproximadamente 249kg (550 libras) de resistência.


* Aqui vale uma dica, é possível achar no mercado paracords com Poliéster na sua composição. Isso não é um problema desde que seja apenas a capa. O seu interior deve ser sempre de nylon para garantir a sua resistência. Existem paracords de péssima qualidade em especial os chineses, então fiquem atentos e busquem saber a procedência do paracord junto ao fornecedor.




O QUE É POSSÍVEL FAZER COM PARACORD?

Até onde eu acredito, não existem limites para criatividade!

Então o que é possível fazer? Tudo! Só vai depender da sua criatividade!




POR ONDE COMEÇAR?

Vem com a gente!

964 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page